sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Notícia Internacional - ITKF – Será isso um racha mundial?


Hidetaka Nishiyama Sensei
Um racha pode vitimar mais uma organização mundial  devido a problemas políticos e administrativos.  A Federação Internacional de Karate-Do Tradicional ( ITKF), vem passando  por conflitos internos que pode ser o indício de uma fragmentação da organização.
Problemas financeiros na administração , chamaram a atenção de alguns representantes internacionais, entre eles a PZKT ( federação Polonesa), que através de investigações, descobriu problemas na administração do senhor  Richard Jorgensen ,dentre eles, a sonegação de impostos por parte da ITKF  ao governo americano, país onde era sediada.
Em carta explicativa, a advogada Livia Gomes  membro do comitê jurídico da ITKF,   relata algumas  das irregularidades.
“De acordo com as investigações dos Advogados Americanos, a ITKF foi fundada apenas no ano de 1995, o que em tese, torna tudo que foi realizada pela mesma em períodos pretéritos a 1995 nulos de pleno direito a nível internacional. 
 A ITKF com sede na Califórnia – USA, foi fundada como International Tradicional Karate Federation Corporation, desta forma, não precisa ser expert para se entender que quando foi criada, criaram uma corporação (empresa) e não uma Federação Desportiva.” 
Lívia Gomes ainda relata que  a ITKF esta suspensa, ou seja sem autorização para funcionamento nos Estados Unidos, seu país sede e consequentemente em todo o mundo, desde o ano de 2004.
Isso não só pode  cancelar automaticamente todos os eventos  e títulos mundiais entre os anos de 2004 até 2013, como também coloca em situação delicada os  representantes distribuídos em diversos países   que através de seus governos , conseguiram verbas para a sediar os campeonatos mundiais da Tradicional  , já que tecnicamente a ITKF não existia e consequentemente  seus eventos não são validados  pelo Conselho Internacional Olímpico (COI).
No trecho a seguir Livia Gomes deixa claro.
“Todos os Campeonatos Mundiais ocorridos entre 2004 e 2013 também padecem de representatividade internacional é são inválidos por vicio na origem, tendo em vista s suspensão da ITKF. Desta forma o Comitê Olímpico Internacional, não reconhece os campeonatos ou seus vencedores. O problema mais grave encontra se nos países sede dos campeonatos mundiais que ocorreram durante a suspensão da ITKF, pois caso esses países requisitaram dinheiro público vindo de seus respectivos Ministérios do Esporte, cometeram fraude, pois o evento a qual requisitavam dinheiro, não possuía representatividade internacional.” 

Karate Tradicional Polônia
Karate Tradicional Polônia
Essa situação repercutiu  fortemente no Brasil,  o que gerou conflitos internos, perseguições  à   árbitros e  atletas  nacionais renomados,  e meias verdades entre os integrantes da CBKT.
No site oficial da Confederação Brasileira de Karate-Do Tradicional ( CBKT),  Gilberto Gaertner atual presidente, publicou um informativo sobre a atual situação que se encontra a organização.  Segundo o presidente, não houve nenhuma alteração não funcionamento  da ITKF e de que todos os rumores não passam de tentativas de um grupo dissidente  sem expressão dentro da ITKF, para “seqüestrar” a instituição.
Após o Campeonato Mundial do ano passado, realizado na Polônia, com falhas bem evidentes a nível organizacional (reuniões, cursos e assembléias realizadas a mais de 150 km do Ginásio do evento), iniciou um mal estar entre a federação polonesa e a ITKF. Estes desentendimentos se acentuaram com a não autorização da ITKF para a realização da World Cup na Polônia, por falta de representatividade dos atletas e árbitros convidados.” 
Segundo Gilberto Gaertner, após a não autorização, a federação polonesa passou a atacar de forma pública o Sr. Richard Jorgensen, a própria ITKF, Nishiyama sensei e seus familiares.
Mesmo com a proibição, a federação polonesa  contrariando ordens, realizou o World Cup ,o que lhe causou uma punição  com suspensão não só do presidente polonês como também da federação  por um período de  2 anos.
Ainda no site oficial da CBKT , foi publicado a carta do sr. Richard Jorgensen onde ele  nega a transferência da sede da ITKF  para Genebra (Suíça).
“Há apenas uma ITKF legítima no mundo e essa existe há 30 anos e foi fundada pelo Sensei Nishiyama.   Somente o Congresso Mundial da ITKF, em reunião de acordo com a constituição da ITKF, pode discutir assuntos de reconstituição.  Essa tentativa de roubo de identidade é fraudulenta.”
A verdade meus caros leitores é que estamos diante de revelações que não só podem decidir o futuro de uma organização  até então respeitada, como  também elucidar  vários acontecimentos do passado, lembrando que a ITKF por anos disputou a vaga de representante oficial do karate mundial com  a WKF,   e que em 2008 perdeu esse direito perante o COI.
Antes de sua morte, Nishiyama sensei enviou uma carta ao  Dr. Jacques Rogge ( presidente  do COI /2008) onde pedia reconhecimento e inserção do karatê tradicional nas olimpíadas, depois que o COI passou a reconhecer unicamente a WKF como representante legal do karate esportivo mundial.    Essa novela terá muitos capítulos, mas sabemos do seu final pois  a história  apenas se repete.
O que também  preocupa os membros da “NOVA ITKF ”e da “VERDADEIRA ITKF ” é o destino de seus títulos conquistados através de esforços, sangue e suor  enquanto representavam seus países , já que oficialmente essa organização tinha seu direito de funcionamento suspenso desde 2004 até o presente momento.
Sabemos que o objetivo do karate-do não é medalhas ou troféus, mas a HONESTIDADE é uma máxima dentro do BUDO,e  aparentemente ela está camuflada atrás de meias verdades.

Retirado do:
Daniel Veríssimo Pinto -  Blog Pinto Karate Dojo


Nenhum comentário:

Postar um comentário